Entre os dias 17 e 31 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação no Sertão pernambucano, intitulada Rotas da Madeira, que resultou na maior apreensão de madeira ilegal do Brasil. Foram confiscados 2.043 m³ do produto com irregularidade.
Os policiais abordaram 39 caminhões e apreenderam madeira ilegal suficiente para a construção de 700 telhados de casas populares. As apreensões aconteceram porque os agentes identificaram irregularidades no transporte, como falta de documentação ambiental e fiscal, divergência na espécie e no volume declarados e transporte de espécie proibida para comercialização.
Segundo a PRF, “as infrações verificadas invalidam a licença ambiental e caracterizam o crime de vender, ter em depósito, transportar ou guardar madeira sem licença válida, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção, e multa”. Foram emitidos TCOs pelo transporte ilegal da madeira.
A operação contou com a participação de equipes da PRF de Pernambuco, Piauí, Maranhão e Brasília-DF, além do apoio de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Também apoiaram a ação o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
Fonte: Roberto Araripina
Share this content:
Publicar comentário