Humberto Lacerda
A população de Santa Filomena/PE presenciou ontem, (21), uma festa cultural que valorizou as tradições locais e regionais em suas diversas manifestações artísticas e as expressões do povo filomenense, bem como a cultura de Pernambuco e do Nordeste: a IV Edição do Filó Cultura, um evento que já se tornou tradição no município e que vem crescendo a cada ano.
O Filó Cultura nasce no ano de 2021 originalmente como uma ideia de destacar o impacto da queda do Meteorito em 19 de agosto de 2020, um fenômeno extraordinário que chamou a atenção do Brasil e do mundo. Contudo, nos anos seguintes o evento foi ficando cada vez mais diversificado, em que as escolas municipais estão apresentando para a população as fortes tradições culturais e a representatividade do povo através da oralidade, da arte, da religiosidade e da produção econômica.
Nesta edição, o evento foi realizado em praça pública (praça da matriz) e contou com a presença de muitas autoridades municipais como o prefeito Pedro Gildevan, os vereadores Erinho de Cícero Henrique, Edvaldo Barros, Ariene do Livramento e de todo o secretariado municipal, bem como outros convidados ilustres que foram uma mostra da dimensão que o evento vem ganhando a cada ano. A população esteve lotando o espaço da praça e os arredores, vibrando e se encantando a cada apresentação. Cada escola contou com uma tenda para uma exposição bastante criativa dos temas que cada uma escolheu levar ao público, um trabalho colaborativo entre alunos, professores, gestores escolares e pais de alunos. As visitações nas barracas foi um sucesso e as exposições mostraram a criatividade do público que faz a educação municipal. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve com uma tenda para dar suporte médico caso alguém precisasse.
Entre as manifestações culturais apresentadas estavam a Dança de São Gonçalo; As moagens de cana; as bandas de pífano; Luiz Gonzaga; Ariano Suassuna, com a peça O Auto da Compadecida; O Vaqueiro; O estilo musical Baião; As tradições juninas; As danças típicas pernambucanas; Pintores pernambucanos e também o Bioma Caatinga. Após as apresentações das escolas, houve também a disputa entre artistas musicais da cidade, os quais tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos e ainda concorrer a premiações em dinheiro e troféus de participação.
O evento foi considerado um sucesso de público e de organização, mostrando a força da equipe da educação municipal e demais secretarias parceiras.
VEJA TODAS AS FOTOS NO LINK ABAIXO.
https://drive.google.com/drive/folders/13BH0_8qjZGzJzdBNFHXnRUh5SPTBinps?usp=sharing
Share this content:
Publicar comentário