O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou as visitas aos municípios do Piauí e da Bahia que serão beneficiados pela transposição do Rio São Francisco.
A informação foi repassada pelo diretor do Departamento de Projetos do Ministério, Bruno Cravo Alves, ao deputado estadual Franzé Silva (PT), que coordena politicamente o projeto no estado.
Segundo Franzé, as visitas das equipes do Ministério visam ouvir as populações, prefeitos e gestores, entidades públicas e privadas locais nos 26 municípios, que, conforme aponta o estudo preliminar, deverão ser beneficiados diretamente pela criação do Canal de Integração do Sertão Piauiense, 24 municípios no estado do Piauí e dois, da Bahia.
Entre os municípios beneficiados está Lagoa do Barro do Piauí, que integra o grupo das cidades que terão impacto direto com a chegada das águas do “Velho Chico”. A proposta prevê a implantação de uma estrutura hídrica de grande porte, voltada a garantir o abastecimento humano, o fortalecimento da agricultura e o desenvolvimento regional em áreas historicamente afetadas pela seca.
O deputado Franzé Silva informou, também, que iniciará as audiências públicas nos municípios beneficiados pela transposição, a partir da próxima segunda-feira (13), começando por Simões. O deputado explica que as audiências visam apresentar informações sobre a criação do Canal de Integração do Sertão Piauiense e conhecer as realidades locais.
Os municípios são: Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, Simões, Vila Nova do Piauí, São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí e Marcolândia.
Fonte: ASCOM ALEPI
Share this content:
Publicar comentário